04
Dez 08

 

 

  

Mito

1. relato das proezas de deuses ou de heróis, susceptível de fornecer uma explicação do real, nomeadamente no que diz respeito a certos fenómenos naturais ou a algumas facetas do comportamento humano; (…) 3. elaboração do espírito essencialmente ou puramente imaginativa; Do grego mythos, “palavra expressa” pelo latim mythu-, “fábula; mito”

In Grande Dicionário – Língua Portuguesa, Porto Editora, 2004

Ciência

 

 

A ciência é a investigação racional ou o estudo da Natureza, direccionado à descoberta da verdade. “A ciência não se considera a dona da verdade absoluta e inquestionável.”

 

 

Técnica

A técnica é o braço da ciência. É o saber científico que nasce da curiosidade e se vai continuar num “saber fazer” – a técnica.

A técnica trabalha ao serviço da satisfação das necessidades de sobrevivência e adaptação às condições de um habitat natural por vezes hostil. Este saber fazer visa a harmonizar sempre as ambições do homem cultural com o homem natural. 

 

 

Ao longo da história da Humanidade, os progressos realizados no campo da ciência e da técnica foram, a inicio, extraordinariamente lentos. Nos nossos tempos esta evolução tomou proporções gigantescas a uma velocidade inquietante.

 

Graças à grande quantidade de conhecimentos científicos e tecnológicos, o ser humano encontra-se agora em posição de modificar a Terra. Porém, isto dá lugar a toda uma série de conflitos éticos, morais e mesmo legais. A par de toda esta evolução, de todo este poder que cada vez mais temos em mão, torna-se também surpreendente que em determinadas civilizações não se tenham realizado certas descobertas – “Os Incas, por exemplo, erigiram construções maravilhosas, dedicaram-se à agricultura e à olaria mas não implantaram a roda como meio de transporte.”

 

 

 

“A história da Ciência e da Técnica remonta à noite dos tempos, formando um triângulo “mágico” entre o conhecimento humano, o seu desenvolvimento e a sua aplicação.”

 

Ilustrações: John William Waterhouse, The Magic Circle (1886) e Giger 

 

postado por LACCAP às 18:42

Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
25
26
27

28
29
30
31


Somewhere Over the rainbow


pesquisar neste blog
 
Na gaveta!!
links