07
Mai 09

 

 

No passado dia 27 de Abril organizamos, como anunciado, um debate em redor da polémica questão – Ciência: Deusa ou Demónio?

Confrontados com esta pergunta, os intervenientes foram claros e unânimes – a Ciência em si não é divina nem demoníaca, irá depender da boa ou má utilização que o Homem faz dela.

O público mostrou-se activo, intervindo e fazendo perguntas, acabando por levar o debate à sensível temática do aborto.

               

Pensamos ter sido uma iniciativa enriquecedora, não só para nós, o grupo de trabalho, mas também para a comunidade escolar. Houve mesmo quem dissesse que na ESA se “fez EDUCAÇÃO”, tendo-nos deixado orgulhosas pelo produto do nosso esforço.

 

Visto não termos tido a oportunidade de o fazer devidamente no final do debate, gostaríamos de deixar aqui os nossos sinceros agradecimentos ao Doutor Adriano Basto, o nosso fantástico moderador; ao Pe. José Manuel Ferreira que a medo lá aceitou participar na nossa iniciativa; ao Professor Doutor Daniel Serrão por tão prontamente se ter disponibilizado a ajudar ao desenvolvimento do nosso trabalho; e à Mónica, ao Francisco e ao Gustavo, que com desenvoltura e à vontade expuseram as suas opiniões.

Gostaríamos também de dedicar um especial obrigado à Professora Elsa Cerqueira pela preciosa ajuda e orientação no desenvolver do projecto e pelo interesse que cedo despertou; ao Professor Nuno Ramos que elaborou com todo o prazer (ou, quem sabe, contra a sua vontade) o cartaz que divulgou o debate e, claro, à Professora Maria Rosa Abreu, nossa tutora de Área de Projecto que com carinho nos tem acompanhado ao longo do ano.

Um obrigado também a todos os que, aceitando o nosso convite ou mesmo por livre vontade, assistiram ao controverso diálogo que com satisfação apresentamos.

 

Aproveitamos também a “onda” de agradecimentos para dedicar um outro a todos os que atentamente nos seguem.

 

                                                                                                                             Atenciosamente,

O grupo de trabalho.

 

postado por LACCAP às 21:37

comentário:
Este debate sobre uma questão inacabada, incoclusiva, provocadora, que exige reflexão, ética... parece-me muito pertinente.
Estamos (en)formados em culturas e valores morais que nos inibem de perceber o valor da ciência. Por seu lado, existe a falta de valores, de ética que a utilizam em benefício do mal.. Debater, (des) nudar, des construir, (re )construir parece-me muito valorativo para todos nós habitantes do planeta Terra, Mãe GAYa e Pai Universo.
natercia a 11 de Maio de 2009 às 11:12

Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


pesquisar neste blog
 
Na gaveta!!
links